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sábado, 29 de outubro de 2016

Deficiência Intelectual


A deficiência intelectual é um transtorno que inicia no período de desenvolvimento e inclui déficits funcionais, intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
Para diagnosticar uma criança com deficiência intelectual é preciso que a mesma preencha três critérios básicos.

O primeiro a ser observado é se ela possui déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

Em seguida deve-se levar em conta se existem déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Neste caso a criança apresenta dificuldades como ler e escrever.
Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

E por ultimo se os déficits intelectuais e adaptativos tiveram inicio durante o período do desenvolvimento.


O diagnóstico de deficiência intelectual baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual. 

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