A deficiência intelectual é um
transtorno que inicia no período de desenvolvimento e inclui déficits
funcionais, intelectuais e adaptativos, nos domínios conceitual, social e
prático.
Para diagnosticar uma criança com
deficiência intelectual é preciso que a mesma preencha três critérios básicos.
O primeiro a ser observado é se
ela possui déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de
problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e
aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto
por testes de inteligência padronizados e individualizados.
Em seguida deve-se levar em conta
se existem déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para
atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência
pessoal e responsabilidade social. Neste caso a criança apresenta dificuldades
como ler e escrever.
Sem apoio continuado, os déficits
de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação,
participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em
casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.
E por ultimo se os déficits
intelectuais e adaptativos tiveram inicio durante o período do desenvolvimento.
O diagnóstico de deficiência
intelectual baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados
das funções adaptativa e intelectual.
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